O projeto Praça dos Direitos Humanos é composto pelo mural, e-book, livro e documentário que contam histórias da cultura e dos movimentos populares na Baixada Fluminense.
Inaugurado em 2022 o mural da Praça dos Direitos Humanos homenageia ilustres personagens da arte e da luta pelos Direitos Humanos que vivem e viveram na Baixada Fluminense: Armanda Álvaro Alberto, Mãe Beata de Yemanjá, Dom Adriano Hypólito, João do Vale, Lírian Tabosa e João Cândido. Contou com a curadoria de Giordana Moreira, com Direção artística de Gil Faria e os artistas visuais: Gil Faria, Combone Wesley, Dougz e Juliana Fervo.
Aqui neste site você encontra o e-book que conta sobre a história dos personagens e da praça, com texto de Heraldo HB, fotografia de Getúlio Ribeiro e projeto visual Designlinhadas.
Encontra também o documentário, com direção de Mazé Mixo, que narra o processo de criação do novo mural a partir da ótica da equipe.
Aqui você também acessa uma audiodescrição, para que pessoas cegas ou com baixa visão possam conhecer os graffitis e toda a história que eles contam, um experiencia interessante para ouvir enquanto se visita a praça, mesmo que virtualmente.
O livro é uma versão do e-book, distribuído gratuitamente em bibliotecas e espaços culturais de Nova Iguaçu e cidades no entorno.
1. E-BOOK
2. DOCUMENTÁRIO